×

Municípios do Sul de Minas intensificam ações contra trabalho infantil

Municípios do Sul de Minas intensificam ações contra trabalho infantil

Duas cidades do Sul de Minas vão adotar uma sério de medidas de combate ao trabalho infantil e adoção de políticas públicas a respeito do tema. O município de São Sebastião do Paraíso celebrou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT), enquanto Varginha recebeu do MPT uma recomendação com a finalidade de cumprir uma série de obrigações.

São Sebastião do Paraíso aderiu ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), assumindo o compromisso de executar ações estratégicas de enfrentamento ao problema. Conforme censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o município registrava 532 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 15 anos ocupados, o que equivale a 8% da população que se encontram nessa faixa etária. Desse contingente, 75,9% tinha entre 14 e 15 anos. Já o local de residência desses ocupados se concentrava majoritariamente na área urbana – 82,5%.

Para o enfrentar essa situação, o TAC firmado com a prefeitura do município contempla 15 ações, entre quais estão: “elaborar diagnóstico do trabalho infantil, realizar fiscalização ostensiva para impedir trabalho de crianças e adolescentes em lixões, promover, ao menos uma vez por mês, buscas ativas para identificar e resgatar crianças e adolescentes em situação de trabalho proibido, com os devidos cadastro e acompanhamento das famílias; campanha de conscientização e implementar nas escolas da rede municipal o Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação”, ressalta o termo.

Em caso de descumprimento do termo, o município está sujeito ao pagamento de multa de R$ 20 mil por cláusula.

Segundo a procuradora do Trabalho Melina de Sousa Fiorini e Schulze, entre outras ações, o município de Varginha local foi recomendado a “promover capacitação de todos os profissionais dos órgãos e entidades do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), realizar diagnóstico do trabalho infantil e resgate/cadastro das crianças e adolescentes encontrados em situação de trabalho proibido, implementar o projeto Resgaste a Infância – Eixo Educação nas escolas municipais, oferecer regularmente atividades esportivas, culturais, lúdicas, de convivência e/ou de reforço escolar para, no mínimo, 10% dos alunos regularmente matriculados nas escolas que pertencem à prefeitura”.

MPT MG

Share this content:

Publicar comentário