×

Ministério dos Direitos Humanos criará fórum permanente para enfrentar o discurso de ódio e extremismo 

Ministério dos Direitos Humanos criará fórum permanente para enfrentar o discurso de ódio e extremismo 

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, anunciou a criação do “Fórum Permanente de Enfrentamento ao Discurso de Ódio e ao Extremismo”, com a finalidade de participar, acompanhar e articular projetos e ações de combate à questão no país. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (3), durante a cerimônia de entrega do relatório do Grupo do Trabalho (GT) instituído para debater o assunto e propor políticas públicas voltadas à temática. A criação do fórum é uma das sugestões apresentadas no texto. 

“Para discutirmos de maneira sistemática e que possamos sempre nos antecipar, ou pelo menos captar, nos momentos mais agudos, as várias transformações e mudanças a que essa temática está sujeita. Esse fórum será resultado de uma ação interministerial e todos estarão envolvidos nessa nossa tarefa”, justificou Almeida, que também agradeceu a importância das contribuições dos integrantes do GT, que se voluntariaram para a produção do relatório. “Não se faz política pública sem ciência”, acrescentou. 

O ministro lembrou que o combate à questão não será uma tarefa fácil em razão daqueles que se beneficiam com o cenário de ódio e violência. “Essas pessoas tentarão a todo custo impedir que nós façamos o nosso trabalho. Não tenho dúvidas também que os adversários da República e da democracia não terão um dia de paz”, avisou o ministro, ao defender também a regulação das plataformas digitais como forma de conter o discurso de ódio e o extremismo no Brasil – outra sugestão constante no relatório. 

“Não existe liberdade sem responsabilidade. Não existe uma sociedade democrática sem regra e sem regulação. Portanto, é fundamental que nós avancemos para a regulação das plataformas de redes e mídia social”, disse. 

Share this content:

Publicar comentário