Para que serve e o que faz o movimento sindical? Você sabe quem criou os sindicatos, porque surgiram e a importância de fazer parte de um? Veja abaixo algumas perguntas comuns e saiba a resposta.
Quando surgiu no mundo a organização sindical?
O sindicalismo, como organização de luta e reivindicações, nasce junto com a expansão do capital, no século XVII, quando a máquina sucede ou substitui o trabalho artesanal, levando, de um lado, à concentração da propriedade e dos meios de produção e, de outro, à maximização do lucro e da exploração dos trabalhadores. Assim, o sindicato surge da união dos trabalhadores para somar forças no combate à super-exploração e na reivindicação de emprego, salário, condições de trabalho salubres, além de combater a mais-valia. Os primeiros sindicatos surgiram na Inglaterra, pais considerado o berço do “capitalismo”.
A união dos trabalhadores em torno de um sindicato é uma boa ideia?
Sim, sem dúvida. O movimento sindical, como a instituição responsável pela defesa dos direitos e interesses individuais e coletivos da classe trabalhadora, foi uma das invenções mais criativas da humanidade. Ele organiza, forma, mobiliza e traz poderes e equilíbrio aos trabalhadores nos embates com o empregador, o governo e certas mentalidades conservadoras na sociedade. Seu principal valor está em reconhecer a existência do conflito e permitir a sua solução de forma negociada, com regras que asseguram igualdade de condições entre empregadores e trabalhadores. Organizado em sindicato, o trabalhador será representado por uma entidade e não terá que se expor isolada ou individualmente no enfrentamento ao patrão. A luta passa a ser coletiva, protegendo o trabalhador de eventual perseguição, garantindo força para a conquista, vocalizando desejos, ampliando a voz de cada um, criando respeito, valores e direitos.