×

Academia de Letras, Ciências e Artes completa 32 anos

Academia de Letras, Ciências e Artes completa 32 anos

A Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí completou 32 anos nesta quinta-feira (28), vigorosa e em plena atividade. Fundada em 28 de setembro de 1985, a então Academia Santarritense de Letras nasceu do Clube Feminino da Amizade e de sua idealizadora, a escritora e professora Edméa Sodré de Azevedo Carvalho. O grupo original que esteve na cerimônia de fundação contava 33 acadêmicos, entre eles o decano da entidade – Dr. Décio de Almeida Azevedo, irmão de Edméa. O primeiro presidente da Academia foi o jurista Cyro de Luna Dias Jr.
Mais de três décadas depois, 17 diretorias e uma profunda mudança promovida durante a gestão do presidente Ramón Villar Paisal, a Academia passou a aceitar também nomes ligados às artes e às ciências. Atualmente o quadro de acadêmicos tem 35 nomes num total de 40 cadeiras. A mais nova acadêmica é a musicista, artista plástica e coreógrafa Vera Lúcia Martinez Grilo, que tomará posse neste mês de outubro. Também no próximo mês toma posse a 18.a diretoria da Alca. O atual presidente, o jornalista Evandro Carvalho, deixa o cargo após dois mandatos para dar lugar ao professor e engenheiro José Antônio Justino Ribeiro.

Ao longo destes anos todos, superando inclusive resistência e desconfiança de muitos, a Alca realizou muitas sessões solenes, prestou homenagens a pessoas e instituições de Santa Rita do Sapucaí, realizou incontáveis lançamentos de livros – de acadêmicos e de outros escritores, e em parceira com o Inatel Cultural realizou uma exposição por ocasião de seus 30 anos. Mais recentemente, vem promovendo outros eventos além das solenidades. Criou o Concurso Literário Edméa Carvalho, o Painel de Literatura, o Cinema Alca, o Prêmio/Incentivo Superação Através da Arte e o Círculo de Ideias.

Para o presidente que está deixando o cargo, Evandro Carvalho, a Alca é um espaço essencial para abrigar escritores e artistas locais. “Bem sabemos das dificuldades que poetas, escritores e artistas de um modo geral têm para encontrar espaços para desenvolver o seu trabalho no Brasil. No interior do país este problema se agrava. Numa comunidade pequena como a nossa ter um espaço para as manifestações artísticas é um privilégio. A Alca cumpre bem este trabalho, o de receber nossos escritores e artistas, independente de fazer parte de nossos quadros ou não”, argumenta.

O novo presidente que tomará posse, José Antônio Justino Ribeiro, fala do sonho que os idealizadores da Alca tiveram e da responsabilidade de dar continuidade a este sonho. “A Academia de Letras, Ciências e Artes (Alca) foi uma das memoráveis iniciativas de membros de nossa comunidade. Santa Rita do Sapucaí, geograficamente apenas um pequeno ponto no alto da Mantiqueira, há décadas tem-se destacado por valorosas contribuições ao país. É sempre bom relembrar como alguns de nossos empreendimentos saíram dos sonhos e idealismos de pessoas que buscavam tornar o mundo melhor. A partir dessas iniciativas, nossa cidade já é um destaque de relevância nacional nos campos intelectual, tecnológico e científico. Dentro desse espírito, uma organização como a Alca, que completa seus 32 anos de intensas atividades, congregando as letras, as artes e os conhecimentos científicos de nossa cidade, une-se de maneira vigorosa a todos os fatos que tornaram Santa Rita do Sapucaí uma importante referência para diferentes segmentos da sociedade. Para mim é uma grande honra ter sido generosamente escolhido para integrar o corpo da Academia e, nesse momento, ter sido eleito para assumir a presidência. Estou prevendo um enorme aumento de minha responsabilidade, uma vez que a referência que a nova diretoria possui é o excelente trabalho feito por todos os que nos antecederam. Felizmente, para a nossa tranquilidade, estamos apoiados pelos acadêmicos que em todos esses anos garantiram a realização continuada dos sonhos dos idealizadores e fundadores da Alca”, diz o novo presidente.

5-Justino Academia de Letras, Ciências e Artes completa 32 anos

José Antônio Justino Ribeiro é o novo presidente da Academia

 

Share this content:

Publicar comentário