Acordo Coletivo de Trabalho da Metagal é fechado com ganho real
A assinatura do texto final do Acordo Coletivo de Trabalho da Metagal, automobilística com unidades em Santa Rita do Sapucaí e Conceição dos Ouros, aconteceu na tarde desta quarta-feira (25), com a presença da preposto da empresa e a diretoria do SINDVAS.
O acordo final contempla reajuste salarial de 5,30%, o que significada reajuste acima da inflação medida pelo INPC de 1,6%. Esse reajuste de 5,30% também é válido para todasas cláusulas econômicas, como por exemplo, o cartão alimentação.
O Plano de Cargos e Salários da empresa, negociado com o SINDVAS, valorizou ao longo deste ano os trabalhadores com aumentos que variaram de 9,8% a 27%. Isso significa que o trabalhador que pegou o menor valor do Plano de Cargos e Salários, somado ao reajuste anual, fecha 2017 com reajuste total de 14,8%.
Além do ganho real, o Acordo manteve ainda todas as cláusulas já negociadas em anos anteriores e ficou definido que todas as alterações trazidas pela “reforma” trabalhista serão negociadas com o SINDVAS antes de qualquer efetivação na Metagal.
Convenção Coletiva
Ao contrário do Acordo Coletivo da Metagal, a Convenção Coletiva negociada com o SINDVEL ainda está parada. As negociações não avançaram. A proposta das empresas é de 1,62% de reajuste que dizem ser 100% do INPC cheio, mas na realidade sabemos que essa inflação é maquiada pelo governo já que o trabalhador sentiu no bolso que tudo teve aumento.
O Sindicato rejeitou a proposta com aprovação da assembleia, outras providências estão sendo tomadas e posteriormente serão informadas aos trabalhadores da base.
Share this content:
Publicar comentário