×

Centrais sindicais preparam um dia de luta por emprego, direitos e desenvolvimento

Centrais sindicais preparam um dia de luta por emprego, direitos e desenvolvimento

Dirigentes das centrais sindicais Força Sindical, CUT, UGT, CTB, Intersindical e Nova Central reuniram-se na quarta, 4 de julho, na sede do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), em São Paulo, para preparar um dia nacional de luta pelo emprego e pela retomada do desenvolvimento.

“O desemprego é um problema gravíssimo, provocado pela crise e pela falta de medidas econômicas adequadas e de políticas públicas, e está colocando em situação de rua e risco social milhares de famílias”, afirmou Miguel Torres, presidente da Força Sindical, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos).

O Dieese apresentou alguns números da situação: 13 milhões de desempregados; 32% dos desempregados são jovens com idade entre 18 e 24 anos; 52% dos desempregados são mulheres; 25 milhões são subocupados. Pesquisa realizada pelo Dieese em parceria com a Fundação Seade mostra que o tempo para encontrar um novo emprego está em torno de 47 semanas, equivalente a quase 12 meses.

O movimento sindical unificado acredita que as reivindicações da classe trabalhadora, que englobam também a defesa dos direitos trabalhistas, sociais e previdenciários e a luta por melhores salários e aposentadoria digna, são de total interesse de toda a sociedade brasileira.

CNTM

Publicar comentário