×

Pastoral Operária se pronuncia sobre fechamento da fábrica da Ford na cidade do ABC paulista

Pastoral Operária se pronuncia sobre fechamento da fábrica da Ford na cidade do ABC paulista

“Quem tira a vida dos pobres é assassino. Mata o próximo quem lhe tira seus meios de vida, e derrama sangue quem priva o operário de seu salário”.

(Eclesiástico 34, 21-22).

Nos dias de hoje, a classe trabalhadora enfrenta ataques aos direitos históricos conquistados e a proteção social do Trabalho, ações arquitetadas sempre em função da garantia do grande Capital em detrimento dos que só tem a força de trabalho para vender.

Nestes tempos, assistimos o extremo da ganância da burguesia capitalista, com a reforma trabalhista e a terceirização ilimitada, aprovadas pelo congresso e sancionadas pelo então Governo Temer, representante dos Patrões. Mas querem mais. Agora sua voracidade por acumular chega ao máximo com a proposta do governo Bolsonaro, novo representante dos interesses do grande capital, ao apresentar uma reforma monstruosa da Previdência Social.

E o sistema econômico ainda quer mais!

O Sistema Econômico tem no setor industrial um de seus principais representantes, a Ford, que em São Bernardo decidiu fechar a fábrica. Reunida, seu presidente e sua diretoria, com a presença de um representante dos trabalhadores, decidiram, unilateralmente, fechar a fábrica. E fechar pelo simples motivo de que não estão tendo lucros, muitos lucros.

E o fazem sem nenhum remorso, não lhes causa dor o flagelo a que jogarão centenas de milhares de famílias trabalhadoras. Não lhes causa dor, se milhares de famílias trabalhadoras irão sofrer. Cinicamente disseram ao representante dos trabalhadores: “você tem 10 minutos para comunicar nossa decisão”, Sendo que a planta no ABC tem aproximadamente 2.800 trabalhadores fora os terceirizados.

É dessa forma que o grande explorador trata aos que sempre trabalharam. É dessa maneira com que respondem aos que sempre garantiram, através do suor de seus corpos, os lucros e a insaciável fome de acumulação.

É esta sociedade burguesa capitalista que “Mata o próximo quando lhe tira seus meios de vida, e derramando sangue, priva o operário de seu salário” (Eclo 34, 22), e assim, sempre a consumir “O pão dos indigentes e a vida dos pobres” (Eclo 34, 21).

Sejamos Solidários na Justiça: Toda Nossa Solidariedade com Trabalhadoras e Trabalhadores

Deste modo, somos solidárias e solidários, com as trabalhadoras e trabalhadores da Ford São Bernardo. E reafirmamos que o trabalho digno é nosso direito, lutar por ele é nosso dever! Por isso seguimos na defesa incondicional dos direitos do povo trabalhador, nas organizações pastorais, nos partidos, sindicatos, sobretudo no meio da classe trabalhadora, por nenhum direito a menos! “Nenhuma trabalhadora e nenhum trabalhador sem direitos!” [Papa Francisco]

Deus está Conosco! Deus está com a Classe Trabalhadora!!!

Pastoral Operária

Arquidiocese de São Paulo

Share this content:

Publicar comentário