×

Dia Da Luta Operária homenageia trabalhadores e atuação dos profissionais de saúde contra a Covid-19

Dia Da Luta Operária homenageia trabalhadores e atuação dos profissionais de saúde contra a Covid-19

O Dia da Luta Operária de 2021, no próximo dia 9 de julho, homenageará cinco trabalhadoras e trabalhadores da luta em defesa do movimento operário brasileiro, pela liberdade e pela democracia no Brasil. Também serão agraciados profissionais que atuam na área da saúde pela luta da categoria contra a pandemia de Covid-19.

Lenina Pomeranz e Hugo Perez receberão o troféu José Martinez, criado para o Dia da Luta Operária, por escolha das centrais sindicais organizadoras do evento. Lourdes Estevão e Ubiratan de Paula Santos serão homenageados, em nome de todos profissionais de saúde, pelo importante trabalho que esta categoria vem fazendo no enfrentamento da pandemia de coronavírus. E José Campos Barreto, o Zequinha Barreto, será laureado in memoriam pela luta em defesa do movimento operário e por ocasião dos 50 anos do seu assassinato por agentes do Estado brasileiro.

Os homenageados são: Lenina Pomeranz (professora da USP e primeira mulher a ocupar o cargo de diretor-técnico do Dieese); Hugo Perez (ex-presidente da Federação dos Urbanitários de São Paulo e idealizador da 1ª Conclat de 1981); Lourdes Estevão (enfermeira, diretora do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo), Ubiratan de Paula Santos (médico pneumologista do Ambulatório de Doenças Respiratórias Ocupacionais do Incor); e José Campos Barreto, o Zequinha Barreto (liderança metalúrgica de Osasco assassinado pela ditadura militar).

As homenagens são uma iniciativa do vereador Antonio Donato (PT), em parceria com as centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, CGTB, CSP-Conlutas, Intersindical e Intersindical Central da Classe Trabalhadora. Também participam da homenagem o Centro de Memória Sindical, Instituto Astrogildo Pereira, IIEP e Oboré Projetos Especiais.

FSindical

Share this content:

Publicar comentário