Presidente do SINDVAS participa de audiência com ministro de Diretos Humanos e Cidadania
A presidente do SINDVAS, Maria Rosângela Lopes, participou de audiência com o ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Almeida, nesta quinta-feira (30), em Brasília. O Sindicato estava na comitiva da Força Sindical que se reuniu com o Sílvio Almeida para levar a pauta trabalhista.
Acompanhe o texto do Sindicato para o ministro Sílvio Almeida
“Boa tarde senhoras e senhores
Primeiramente, quero agradecer o convite para participar dessa audiência com o excelentíssimo Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. Agradecer também a minha central, Força Sindical, pela comitiva ao entender a importância do diálogo das trabalhadoras e dos trabalhadores com o governo federal.
As questões raciais no Brasil são históricas e vimos nos últimos anos o aprofundamento dos preconceitos e da violência contra a população de pele preta. Lembrando que os negros são 56% dos brasileiros conforme o IBGE.
É essencial que os negros tenham oportunidades para ocupar os espaços públicos e privados. Para isso, há ações:
– Defender as cotas raciais que é um instrumento importante para a equidade de oportunidades. Por exemplo, as cotas nas universidades têm uma importância enorme porque é o momento que a jovem e o jovem estão decidindo o rumo das suas vidas.
– Na administração pública, vimos a instituição de 30% para os cargos de confiança. Vamos avançar e colocar para todos os cargos e mais vamos ampliar essa porcentagem.
– Os negros foram os mais prejudicados com as consequências da pandemia. Essa população tem rendimento 40% menor e as mulheres negras ganham ainda menos. Isso significa menos acesso a serviços de saúde, e na pandemia mais mortes.
Muitas famílias perderam as suas provedoras e seus provedores do sustento. Uma das ações do Estado é encontrar os órfãos negros da pandemia e levar políticas públicas de qualidade para eles.
Tudo isso se feito resulta em um país com mais equidade, com mais desenvolvimento, com menos violência e mais justo para todos que aqui vivem.”
Maria Rosângela Lopes
Presidente SINDVAS
Share this content:
Publicar comentário