×

Na ONU, Lula diz que mundo não pode aceitar injustiças como “fenômeno natural”

Na ONU, Lula diz que mundo não pode aceitar injustiças como “fenômeno natural”

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que para vencer a desigualdade “falta vontade política daqueles que governam o mundo.” O chefe de Estado foi o primeiro a discursar na tribuna da semana de Alto Nível da ONU em Nova Iorque, nesta terça-feira. Ele enfatizou a luta contra a desigualdade como prioridade global.

“A maior parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável caminha em ritmo muito lento. O imperativo moral e político de erradicar a pobreza e a fome parece estar anestesiado. Nesses sete anos que nos restam, a redução da desigualdade dentro dos países e entre eles deveria ser tornado o objetivo síntese da agenda 2030.” O presidente afirmou que o Brasil está comprometido “a implementar todos os 17 ODS de maneira integrada e indivisível.”

Segundo ele, reduzir a desigualdade dentro dos países “requer incluir os pobres dentro dos orçamentos nacionais e fazer os ricos pagarem impostos proporcionais ao patrimônio.” Lula ressaltou que “os 10 maiores bilionários possuem mais riqueza que os 40% mais pobres da humanidade.” Além disso, “os 10% mais ricos da população mundial são responsáveis por quase a metade de todo o carbono lançado na atmosfera”, afirmou.

Com informações Onu News/Foto ONU-Cia Pak

 

Share this content:

Publicar comentário