×

Mantenha seu cartão de vacinação sempre atualizado

Mantenha seu cartão de vacinação sempre atualizado

O início do ano é uma época em que muitas pessoas tiram para viajar e descansar. No entanto, para que os passeios ocorram sem nenhum problema, é necessário estar com a caderneta de imunização em dia, prevenindo-se assim, contra diversas doenças. “Atualmente o Calendário Básico de Vacinação é composto por 14 vacinas que foram colocadas à disposição da população após diversos estudos e comprovação de segurança e eficiência”, afirma a Diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaína Fonseca Almeida.

O cartão de vacinação é um documento indispensável durante o desenvolvido de uma criança. No entanto, após os 15 anos, ao terminar o calendário oficial de vacinação, muitas pessoas se esquecem de que devem continuar a ser imunizadas contra uma série de doenças. Além disso, manter o cartão de imunização em dia é indispensável para ter controle sobre as vacinas que já foram aplicadas e as que necessitam ser administradas.

O atual esquema vacinal contra febre amarela é composto por uma dose aos 9 meses de idade e um reforço aos quatro anos. Para indivíduos a partir de 5 anos de idade que receberam uma dose da vacina antes de completar 5 anos é necessário administrar um reforço; para pessoas que nunca foram vacinadas ou não possuem comprovante de vacinação é necessário administrar a primeira dose da vacina e um reforço após 10 anos. Indivíduos que já receberam duas doses da vacina ao longo da vida já podem ser considerados vacinados e não precisam do reforço de 10 em 10 anos.

Com informações SES-MG

Share this content:

Publicar comentário