SINDVAS participa de discussões sobre Lei Brasileira de Inclusão

Os desafios da implementação da Lei Brasileira de Inclusão foram assuntos discutidos em um encontro, na manhã desta quinta-feira (10), em Santa Rita do Sapucaí com a palestra preferida por Romerito Costa do Nascimento, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A reunião teve promoção da Associação Deficiente em Movimento (DEMOV) de Santa Rita.

O diretor do SINDVAS, Roberlei Magalhães, participou das discussões com a participação de representante de movimentos de pessoa com deficiência, professores e gestores municipais. Entre os assuntos discutidos estava o desafio da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Segundo o palestrante ainda são muitos os preconceitos no mercado de trabalho e para exemplificar essa situação, utilizou exemplo pessoais pelos quais já passou.  Nascimento disse ainda que a acessibilidade é boa para todo mundo quando citou “que as pessoas preferem utilizar rampas ou invés de escadas” nos locais que oferecem as duas opções.

Para o diretor do SINDVAS, Roberlei Magalhães, “os desafios enfrentados pela pessoa com deficiência são grandes e não há visibilidade desses desafios tanto nas questões profissionais e outras de cidadania. As reformas trabalhistas e a proposta da previdenciária pioram essa situação. O pente-fino do INSS tem retirado o benefício de muitos e os colocado como aptos para o mercado, mas sem os reabilitar para o trabalho. Essa situação é uma preocupação para nós do SINDVAS”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *