×

SINDVAS participa de discussões sobre Lei Brasileira de Inclusão

SINDVAS participa de discussões sobre Lei Brasileira de Inclusão

Os desafios da implementação da Lei Brasileira de Inclusão foram assuntos discutidos em um encontro, na manhã desta quinta-feira (10), em Santa Rita do Sapucaí com a palestra preferida por Romerito Costa do Nascimento, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A reunião teve promoção da Associação Deficiente em Movimento (DEMOV) de Santa Rita.

O diretor do SINDVAS, Roberlei Magalhães, participou das discussões com a participação de representante de movimentos de pessoa com deficiência, professores e gestores municipais. Entre os assuntos discutidos estava o desafio da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Segundo o palestrante ainda são muitos os preconceitos no mercado de trabalho e para exemplificar essa situação, utilizou exemplo pessoais pelos quais já passou.  Nascimento disse ainda que a acessibilidade é boa para todo mundo quando citou “que as pessoas preferem utilizar rampas ou invés de escadas” nos locais que oferecem as duas opções.

Para o diretor do SINDVAS, Roberlei Magalhães, “os desafios enfrentados pela pessoa com deficiência são grandes e não há visibilidade desses desafios tanto nas questões profissionais e outras de cidadania. As reformas trabalhistas e a proposta da previdenciária pioram essa situação. O pente-fino do INSS tem retirado o benefício de muitos e os colocado como aptos para o mercado, mas sem os reabilitar para o trabalho. Essa situação é uma preocupação para nós do SINDVAS”.

 

Share this content:

Publicar comentário