×

Academia de Letras fecha o ano com novos acadêmico

Academia de Letras fecha o ano com novos acadêmico

A Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí terá novos integrantes a partir de 2018. Durante sessão ordinária realizada no último dia 27 de novembro, três nomes foram indicados para preencher o quadro de membros efetivos e um para o quadro de membros correspondentes. Todos eles foram aprovados pela assembleia por unanimidade. Na medida em que tomarem posse, a Academia terá 39 de suas 40 cadeiras efetivas preenchidas, restando, portanto, apenas uma vacância.

Na última segunda-feira (11) uma comissão de acadêmicos, encabeçada pelo presidente da Alca, José Antônio Justino Ribeiro, fez o convite oficial aos novos acadêmicos, que prontamente o aceitaram.

O primeiro a saber foi o diretor de teatro Janilton Prado, indicado que foi pelo acadêmico Gustavo Kallás. Janilton ocupará a cadeira número 36, do patrono Joaquim João de Abreu. O presidente Justino entende que a entrada de Janilton vai enriquecer muito a entidade. “É uma satisfação muito grande, sabendo da luta de que o Janilton tem tido neste tempo todo defendendo, patrocinando e lutando pela arte na região. A Academia tem um segmento importante que é o das artes e tenho certeza que vai enriquecer muito nossa entidade o ingresso do Janilton”, disse o presidente na oportunidade.

Janilton Prado falou da responsabilidade de fazer parte da Alca e disse que será efetivo em sua contribuição. “O primeiro sentimento que a gente tem é a gratidão. Gratidão por terem lembrado de meu nome e possibilitar o meu ingresso na Academia. Segundo, porque é uma grande responsabilidade, pois as minhas ações particulares passam a integrar também as da Academia, num âmbito maior. A responsabilidade acaba aumentando. Minha contribuição será singela, mas será efetiva. Meu sentimento é de pertencimento a uma classe que luta em prol do desenvolvimento cultural e artístico da cidade”, comentou o novo confrade.

Em seguida a comissão visitou o professor Vladas Urbanavicius Jr. para fazer o convite oficial. Vladas foi indicado pelos acadêmicos Elias Kallás e Mauro Cunha Azevedo Neto. Ele ocupará a cadeira número 39, da patronesse Aracy dos Santos. O presidente da Alca enalteceu o novo acadêmico, considerando-o um nome de destaque na comunidade. “É uma satisfação muito grande e uma honra para a Academia termos Vladas Urbanavicius Jr. como integrante de nossos quadros no segmento correspondente à parte científica. A gente já sabe que a cidade de Santa Rita é uma cidade diferenciada em relação a outras cidades de mesmo porte, tanto no ponto de vista econômico, científico ou cultural. E alguns membros inevitavelmente se destacam nesta comunidade. O Vladas é um destes elementos reconhecido pela comunidade como um membro importante”, disse Justino. Vladas Urbanavicius Jr. considera o convite uma oportunidade para contribuir ainda mais para Santa Rita do Sapucaí (MG). “Agradeço ao Mauro, ao Dr. Kallás pela indicação. Fiquei muito emocionado e gostei demais deste convite e vou explicar o porquê. Sou natural de Santa Rita e estou aqui hoje por opção, gosto demais desta cidade. Sinto que não estou aqui por um acaso e que tenho uma missão a realizar, contribuições a dar para esta cidade. Enxergo neste convite uma oportunidade de concretizar e de realizar atividades em prol da comunidade. Principalmente as que envolvem a questão da cultura. Agradeço a todos e espero corresponder ao convite”, disse o acadêmico ingressado.

Por último, a comissão esteve na residência da professora e escritora Maria Helena Brusamolim. A nova confreira foi indicada pelo acadêmico Caio Nelson Vono de Azevedo e vai ocupar a cadeira número 02, do patrono José Otaviano de Azevedo. José Antônio Justino Ribeiro comentou sobre a importante contribuição de Maria Helena durante muitos anos como educadora. “A professora Maria Helena Brusamolim é minha conhecida de longa data e sempre tivemos um relacionamento muito grande. Ela é reconhecida pela comunidade pela sua capacidade intelectual e pelo trabalho que ela fez como professora durante muitos anos. Tenho certeza que ela virá para enriquecer e muito os quadros da Academia. É uma honra muito grande para nós estarmos a recebendo em nossa comunidade”, comentou o presidente. Maria Helena Brusamolim agradeceu sua indicação e falou sobre sua experiência como escritora. “Eu fico muito contente com o convite, nunca tive pretensão nenhuma de ser escritora ou de entrar para o ramo de literatura. Tudo começou como uma brincadeira e consegui já escrever dois livros. Literatura é uma coisa que sempre esteve presente na minha vida, pois sempre gostei muito de ler. Posso afirmar que fiquei muito contente com este convite e espero estar à altura para ocupar uma cadeira da Alca. Agradeço a indicação do professor Caio Vono, meu amigo de muitos anos e a receptividade dos membros ao aprovarem o eu nome”, argumentou a nova confreira.

Ao final do dia o presidente da Alca telefonou para o também novo acadêmico Humberto Santos Azevedo. O mesmo é jornalista, nascido em Santa Rita do Sapucaí, mas residente hoje em Brasília (DF). Foi indicado pelo acadêmico Evandro Carvalho. Humberto Azevedo vai ocupar a cadeira de número 59 do quadro de membros correspondentes, da patronesse Maria José Carvalho Viana.

A cerimônia de posse dos novos acadêmicos acontecerá em fevereiro de 2018, data ainda a ser confirmada.

DSC00071-300x225 Academia de Letras fecha o ano com novos acadêmico

3-Vladas-300x225 Academia de Letras fecha o ano com novos acadêmico

3-Janilton-300x225 Academia de Letras fecha o ano com novos acadêmico

 

Evandro Carvalho

Texto e fotos

Share this content:

Publicar comentário