×

Participação das mulheres no mercado de trabalho é a menor em 30 anos, diz IBGE

Participação das mulheres no mercado de trabalho é a menor em 30 anos, diz IBGE

Participação feminina no mercado de trabalho ao longo do segundo trimestre ficou em 46,3%, nível mais baixo registrado nos últimos 30 anos, apontam dados do IBGE. Queda está atrelada à pandemia do novo coronavírus

A participação feminina no mercado de trabalho ao longo do segundo trimestre ficou em 46,3%, nível mais baixo registrado nos últimos 30 anos. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que desde 1991, a participação das mulheres no mercado de trabalho não caía abaixo dos 50% e desde 1990 não registrava um valor tão baixo, quando ficou em 44,2%.

A queda está atrelada à pandemia do novo coronavírus, que fechou postos de trabalho e obrigou as escolas a operar a distância. Com isso, as mulheres foram obrigadas a passar mais tempo em casa, cuidando dos filhos ou de parentes, o que refletiu diretamente no indicador. Durante a crise sanitária, 50% das mulheres passaram a se responsabilizar pelo cuidado de outra pessoa, ressalta o estudo do IBGE.

Entre as que possuem filhos com até dez anos em casa, a queda foi de 7,7 pontos percentuais entre o segundo trimestre de 2019 e o mesmo período deste ano. Entre as mulheres, de maneira geral, a redução foi de 7,1 pontos porcentuais e, entre os homens, de 6,3 pontos porcentuais.

Share this content:

Publicar comentário