×

Semana de 4 dias de trabalho será testada no Brasil 

Semana de 4 dias de trabalho será testada no Brasil 

Uma iniciativa testará a semana de 4 dias de trabalho no Brasil entre junho e dezembro de 2023. O teste será conduzido por uma parceria entre a organização sem fins lucrativos ‘4 Day Week’, que conduz testes no mundo todo sobre a carga horária reduzida, e a brasileira ‘Reconnect Happiness at Work’. 

Entre junho e julho, a ‘Reconnect’ vai oferecer informações sobre o programa para qualquer empresa que demonstrar interesse em participar no Brasil. 

Não há pré-requisitos, como número mínimo de funcionários. Basta responder a um formulário disponível no site da ‘4 Day Week’. 

As empresas podem se inscrever para o início do experimento em agosto e começam a ser preparadas para adotar o modelo em setembro. 

No entanto, vai haver um custo para participar do estudo, que ainda não foi definido. 

O modelo a ser implementado será do tipo 100-80-100: 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade. 

O experimento irá medir índices como estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e rotatividade. 

A universidade americana Boston College elaborou a metodologia da iniciativa. A instituição cuida das pesquisas antes do início do experimento, assim como de análises após três meses da implementação e ao fim do piloto. 

Com isso, a expectativa é produzir dados e estatísticas para que as empresas possam definir se seguirão com a semana de quatro dias. 

Mitos de produtividade 

Diretora da Reconnect e especialista em Felicidade Corporativa, Renata Rivetti afirma que um dos principais desafios do experimento no Brasil é desmistificar a crença de que a produtividade é proporcional ao número de horas trabalhadas. 

“É um projeto com foco inicial no aumento de produtividade, mas que acaba resultando em ganhos para os indivíduos, suas famílias e para toda a sociedade. As empresas que adotaram a semana de trabalho de 32 horas percebem maior atração e retenção de talentos, envolvimento mais profundo do cliente e melhor saúde e felicidade dos colaboradores”, pontua. 

Além disso, a semana de quatro dias de trabalho pode trazer ganhos em saúde mental para os trabalhadores, explica Rivetti. Segundo pesquisa da empresa de consultoria McKinsey com 15 mil funcionários de 15 países, 59% das pessoas passaram ou estão passando por um desafio relacionado à saúde mental. 

A pesquisa também aponta que funcionários que estão enfrentando desafios na saúde mental têm uma chance quatro vezes maior de sair da empresa e duas vezes maior de estarem desmotivados no trabalho.  

“Os desafios da saúde mental estão custando muito para as organizações, além dos impactos na sociedade. A adoção da semana de quatro dias é boa para a empresa, para os clientes, para os colaboradores e para a sociedade. Será uma revolução no mundo do trabalho, possibilitando mudanças em nossa forma de atuarmos, de forma mais produtiva e saudável”, acrescenta. 

 

Share this content:

Publicar comentário