×

Celebrações em todo o país marcam aniversário do Ministério do Trabalho

Celebrações em todo o país marcam aniversário do Ministério do Trabalho

Uma missa campal realizada na manhã desta terça-feira (26) na área externa do Ministério do Trabalho (MTb), em Brasília, abriu as comemorações dos 88 anos da pasta, que também foram celebrados com atividades nas Superintendências Regionais do Trabalho (SRTs) nos estados.

“Nesses 88 anos que o ministério completa, agradecemos a todos pela colaboração e pela existência dessa instituição que deve continuar por mais um tanto de anos. Não podemos pensar, jamais, que a casa do trabalho e que a casa do trabalhador feche as portas amanhã. Pelo contrário, ela abrirá as suas portas cada vez mais”, afirmou o ministro Caio Vieira de Mello aos presentes.

Criado em 1930 pelo então presidente Getúlio Vargas, o Ministério do Trabalho foi, ao longo dos anos, o responsável por importantes avanços e conquistas dos trabalhadores brasileiros e tem importante papel na modernização das relações trabalhistas, a partir da ampliação de suas ações.

Assim como em Brasília, houve comemorações em todo o país pelo aniversário do Ministério do Trabalho organizadas pela rede de atendimento da pasta. Veja como foram as celebrações em alguns estados brasileiros:

São Paulo

Na capital paulista, servidores se reuniram na Superintendência Regional do Trabalho e comemoraram a data lembrando a importância do órgão na “luta por relações trabalhistas justas e dignas”. Também foram entregues homenagens a funcionários.

Houve também celebrações em outros municípios do estado. Em Campinas, servidores da Gerência do Trabalho local se reuniram para celebrar a passagem dos 88 anos do Ministério e para defender a permanência do órgão.

Bahia
O aniversário do Ministério do Trabalho no estado foi celebrado com uma festa. A superintendente regional, Gerta Fahel, destacou a importância da permanência do órgão. “Desejo que o Ministério do Trabalho continue com a dignidade que representa e que vocês continuem tendo orgulho em fazer parte dessa casa, porque é vocês que fazem dela o que ela é”, afirmou. Após os “Parabéns”, foi distribuído bolo aos presentes.

Piauí
Em homenagem ao aniversário do ministério, os servidores da Superintendência Regional do Trabalho no Piauí (SRT-PI) estiveram reunidos em frente ao prédio do órgão nesta manhã. Na ocasião, foi destacada a atuação da pasta na melhoria da vida dos trabalhadores piauienses, como a implantação da Unidade Móvel do Trabalhador (UMT) no estado. “Desde o início de suas atividades, a unidade móvel tem contribuído para a promoção da cidadania ao possibilitar a emissão da carteira de trabalho em localidades distantes da região”, ressaltou o superintendente Philippe Salha.

Paraná
No Paraná, o aniversário contou com a participação da representante do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a desembargadora Resemary Diedrichs. A festa da Superintendência Regional terminou com o “Parabéns pra você” e bolo servido para todos os presentes.

Goiás
Os servidores do Ministério do Trabalho no estado goiano ato em prol do fortalecimento da pasta, ressaltando a importância dela para o país. Bolo e refrigerante foram distribuídos aos presentes. “Além das funções primárias, entre elas a fiscalização e o registro profissional, destacamos a preocupação do ministério na qualificação dos trabalhadores e sua consolidação nas atividades laborativas, que resgatam a dignidade do trabalhador”, afirmou o superintendente do estado, Eduardo Amorim.

Espirito Santo

A SRT-ES celebrou os 88 anos do MTb em cerimônia com a presença dos servidores, autoridades, empresários, presidentes de federações e sindicatos. O superintendente Alcimar Candeias enfatizou a importância histórica do MTb em seus 88 anos de existência, citando o desempenho do papel institucional em defesa da vida, da cidadania e da dignidade dos trabalhadores brasileiros, assim como o protagonismo no processo de pacificação e equilíbrio nas relações de trabalho.

Ceará
No município de Caucaia, usuários, estudantes e servidores da agência do Sistema Nacional do Emprego (Sine) deram um abraço simbólico no local, em reconhecimento aos 88 anos do Ministério do Trabalho.

Tocantins
No Tocantins, o superintendente regional do Trabalho, Celso Cezar da Cruz Amaral Jesus, destacou que o Ministério nasceu “praticamente junto com a legislação trabalhista. Segundo ele, a existência e a estrutura de funcionamento do órgão garantiram, nesses 88 anos, “estabilidade e equilíbrio nas relações de trabalho, tanto no meio urbano quanto no meio rural”.

Paraíba
Na Paraíba, como parte das celebrações do 88º aniversário do Ministério do Trabalho, receberam a Menção de Elogio, emitida pelo ministro Caio Vieira de Mello, os servidores Márcia Araújo Abranches de Andrade, Neci Lacerda Porfírio de Sousa e Ricardo de Almeida Reul. Com a presença do superintendente regional do Trabalho, Severino Pereira Dantas, foi realizado um ato em defesa da permanência do Ministério do Trabalho, em frente à fachada principal do edifício-sede da SRT.

Amapá
No Amapá, servidores organizaram nesta segunda-feira uma celebração no edifício-sede da Superintendência Regional do Trabalho, em Macapá. Um bolo foi servido aos participantes da comemoração, que pediram a permanência do Ministério do Trabalho.

Acre
Na Superintendência Regional do Trabalho no Acre, servidores celebraram o aniversário do ministério com uma festa organizada no local. Todos os presentes foram convidados a participar da mesa. Com a ação, a superintendência reforçou a necessidade da permanência da pasta pela defesa que faz por relações trabalhistas justas e dignas.

Maranhão
A Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão também celebrou os 88 anos do MTb. O auditor-fiscal do trabalho e superintendente substituto, Paulo Lásaro de Carvalho, falou aos presentes sobre a importância do órgão para a sociedade. Após a solenidade, foi oferecido a servidores e usuários um coffee break.

Pernambuco
Na Superintendência Regional de Pernambuco, servidores realizaram uma solenidade em comemoração ao aniversário do ministério. Na mesa, os pedaços de bolo indicavam as principais ações do órgão, tais como a fiscalização do trabalho e o Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), que serve de base para o desenvolvimento das ações da pasta. Após a reunião, todos os presentes foram convidados à mesa.

Rio de Janeiro

A celebração no Rio de Janeiro contou com a Superintendência Regional do Trabalho cheia. Servidores se reuniram para reafirmar a importância do ministério para o trabalhador e para o desenvolvimento do país.

Ministério do Trabalho

Share this content:

Publicar comentário